Tecnologia no agronegócio: 5 tendências que estão transformando esse setor
- Artigos
Publicado em 30 de março de 2020
Você já parou para pensar nas razões que devem levar os produtores rurais a introduzir a tecnologia no agronegócio? Ferramentas inovadoras estão impactando os mais variados setores da economia, e muitos empreendedores procuram assegurar maior eficiência, praticidade, sustentabilidade e aproveitamento do tempo por meio dessas novidades.
O segmento do agronegócio vem adotando amplamente essa tendência e apresenta, cada vez mais, alternativas para amplificar os resultados das safras, o aumento da produtividade e a redução significativa de perdas aos empresários do setor agrícola.
Quer saber quais são esses recursos e como eles auxiliam a vida no campo? Acompanhe o post e conheça algumas das principais inovações que já mudaram a faceta da produção rural e prometem transformar ainda mais esse cenário. Confira!
1. Internet das coisas
Esse é um bom começo para introduzirmos as novidades tecnológicas no mundo agrícola. A Internet das Coisas (IoT) tem auxiliado imensamente o monitoramento das lavouras, e sua utilização se intensificou por conta do barateamento dos equipamentos nos últimos anos.
A era digital chegou com tudo no universo agrário e junto com a IoT veio o Big Data, cuja principal atribuição é gerar informações para serem analisadas e servirem como auxílio ao agricultor.
Assim, as tomadas de decisão se tornam mais seguras e precisas, ajudando a atingir uma produtividade melhor. Alguns aplicativos, por exemplo, monitoram dados da lavoura relativos a condições meteorológicas em tempo real.
2. Instalação de sensores
A adoção de sensores também está bastante presente na rotina dos produtores rurais. Trata-se de um recurso que autoriza a obtenção de informações fundamentais sobre a lavoura, o solo e demais elementos determinantes. São instrumentos que agilizam e potencializam a coleta dos dados e ainda são aptos a comandar automaticamente, à distância, diversas tarefas em tempo real.
3. Uso de drones
Os drones estão cada dia mais populares. Ganharam grande importância para o agronegócio em razão das variadas funções que desenvolvem no campo, como a captação de imagens aéreas que ajudam no acompanhamento do desenvolvimento das plantações. Essa tarefa é crucial para monitorar o surgimento de doenças, estresse hídrico, pragas, áreas de desmatamento em locais de preservação e outros problemas que possam surgir.
Alguns desses equipamentos são dotados de sistemas autônomos de voo, com plataforma on-line e processamento de imagens que possibilitam a otimização das atividades do produtor, garantindo mais assertividade, qualidade e rapidez.
4. Biotecnologia
Com a biotecnologia, a agricultura pode desenvolver cultivos mais rapidamente, com maior eficiência e resistência aos defensivos agrícolas, além de tolerância a outros agentes agressores.
Algumas empresas já apostam nesse mercado para ajudar a melhorar o desenvolvimento das lavouras por meio de agentes existentes na própria natureza como ovos, vespas, parasitoides e micro-organismos que fazem o controle biológico de pragas. É um recurso extremamente vantajoso para todos, já que promove a sustentabilidade.
Com a introdução desses agentes naturais, a necessidade de usar pesticidas é eliminada, e isso reduz drasticamente as chances de poluir o ecossistema e, ainda, intoxicar as pessoas envolvidas no processo.
5. Software de gestão
Como qualquer empreendimento, o agronegócio também precisa de organização do gerenciamento das suas operações. Para tanto, existem inúmeros aplicativos e softwares de gestão especialmente projetados para auxiliar os produtores nas suas demandas cotidianas, além de atuar no controle de custos e outras operações financeiras e administrativas que todo negócio exige.
A maioria dessas soluções já utilizam a cloud computing (nuvem), tecnologias altamente avançadas para coletar dados e dispositivos móveis. Com tudo isso em mãos, todo empreendedor rural pode tomar decisões de forma mais assertiva, descomplicada e totalmente high tech.
Quer adotar tecnologia no agronegócio de maneira realmente relevante? Continue acompanhando e testando os recursos mais viáveis ao seu empreendimento, afinal, é dessa forma que você será capaz de determinar qual é o melhor equipamento e método para o seu negócio.
Se esse post foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e ajude a espalhar esse conhecimento para mais pessoas interessadas no assunto!